Home Blog Posts Começando a vida como jovem aprendiz na Nokia
Posts Publicado en: June 05, 2020

Começando a vida como jovem aprendiz na Nokia

by Ana Carolina Cavalcanti

Me chamo Ana Carolina, tenho 21 anos, faço parte do time de desenvolvimento do ZINA como jovem aprendiz e vou compartilhar algumas das minhas experiências pessoais e profissionais com vocês na Nokia Brasil 😊

Em janeiro de 2020 comecei a trabalhar no escritório e estava empolgada em conhecer as pessoas e aprender sobre as coisas. No meu primeiro dia, Luis Sposito fez um tour pela Nokia Brasil – São Paulo, mostrando os ambientes e espaços; fiquei deslumbrada com o tamanho do escritório. Depois me apresentou a equipe com quem iria trabalhar, Karina, Fábio e Luciana. Nesses primeiros dias, tivemos muitas reuniões de apresentação, inclusive com a equipe do ZINA da Colômbia. Fiquei surpreendida em saber que teria muito contato com eles e já estava com planos de estudar espanhol, então, isso me estimulou a ir atrás de um curso para poder aprender e interagir com os hermanos 😊 

Quando soube que iria ser da equipe de desenvolvimento, fiquei apreensiva pois jamais imaginaria que poderia gostar e entender os processos. Me enganei logo de cara: percebi que resolver os problemas e dar suporte aos usuários era algo que motivava meu lado curioso e atento. Foi aí que surgiu a missão mais desafiadora: criar um manual de usuário de um novo processo dentro do ZINA. Uau! Que responsabilidade e que ótima oportunidade para desempenhar minhas habilidades de ensinamento.  Participei do processo de implementação desde do começo, pude interagir com os usuários e perceber de perto como funcionava o workflow. Assim, dei forma ao manual, lidei com os possíveis erros que poderiam acontecer e, com auxílio da Karina Santiago, mapeamos tudo para formalização do material. Lembro que nesse período cheguei em casa com sensação de dever cumprido, de ter participado do projeto desde do início e ter tido retornos positivos dos usuários.

Outro projeto que pude participar desde do começo foi o CRIA Portal dentro do escopo SENF/RENF, junto com o Miguel Magalhães, que me instruiu e que proporcionou também grandes responsabilidades de atuação na área de suporte técnico. O interessante de participar de implementações desde do começo é justamente adquirir a facilidade com a ferramenta e nesses dois projetos pude ter essa experiência que fortaleceu minha contribuição com a equipe.

 

Durante ese cinco meses, aprendi muito sobre o SAP, como ele funciona, como ele faz tudo acontecer e até hoje para mim é uma das ferramentas que mais me dedico a aprender, pois descobri o quanto ele é aliado das nossas tarefas aqui dentro da Nokia. Além disso, dentro do ZINA, temos as rotinas diárias que desde do início fiquei responsável em realizar e a Luciana Acioli se dedicou todos os dias em me ensinar a tomar frente de reports, ter contato direto com usuário para resolver os problemas e investigar situações atípicas.

Aos poucos fui me desenvolvendo e pegando confiança na realização do meu trabalho. E até me chamam de blogueirinha aqui dento 😊 pois me disseram que sou bastante comunicativa. De fato, sou e por isso decidir fazer faculdade na área de comunicação, mais especificamente em Rádio e TV.

Acredito que a Nokia está sendo a minha porta de entrada para o meu futuro profissional (mesmo não sendo o meu primeiro emprego), tenho me dedicado imensamente não só pelo trabalho mas, em aprender para vida. Agradeço imensamente ao ZINA Team, especificamente Karina, Luis, Luciana, Fábio e Erickson que me incentivam diariamente e compartilham ensinamentos comigo.

Para o futuro desejo continuar trilhando meu caminho para esse lado da comunicação que tanto adoro e assim agregar com novidades, ideias, melhorias e crescimento do ZINA e, consequentemente, da Nokia. Para os que se identificam comigo, outros jovens em aprendizagem, estagiários e colaboradores, lembremse que os desafios são necessários para nosso desempenho, não tenham medo de enfrentá-los, a recompensa depois é gratificante e é o que nos move.

Em breve escreverei novamente para contar como tem sido a dinâmica de trabalho Home Office e em tempos quarentena.

 

Muito Obrigada,


Ana Carolina Cavalcanti do Rego

Support Trainee